Blog

Categorias: Experiências

Earth Hour

Publicado em 07-05-2018

Com os vários desafios, demandas, problemas e “incêndios por apagar” do dia-a-dia, por vezes parecemos esquecer de desafios menos óbvios, mas dramaticamente perigosos que estão à frente, entre eles – talvez o mais emblemático entre esses – os efeitos do aquecimento global. Se as previsões dos milhares de cientistas ao redor do mundo se confirmarem, teremos que deixar todas as nossas diferenças de lado, para de fato nos unirmos em prol de um objetivo comum, a garantia da sobrevivência da espécie. Sem contar os que ainda não acreditam no tema, por ser um conceito quase abstrato para a grande maioria da população, vamos deixando de lado as ações imediatas e empurrando para o futuro o que já devíamos estar fazendo ontem.

Mas nem tudo é tragédia! Algumas ações são grandes e trabalham com estratégias globais de políticas públicas, ou adequação do desenvolvimento econômico de nações inteiras. Por outro lado, outras trabalham simplesmente com o engajamento e pequenas ações que trazem o indivíduo comum para fazer parte de um processo de conscientização, que começa por atividades simbólicas, mas que dentro das nossas mentes podem tomar proporções enormes, culminando – quem sabe – até na mudança dos nossos hábitos e daqueles que estão à nossa volta.

Assim foi o EARTH HOUR, um movimento para a conscientização da sociedade a respeito do aquecimento global que desde 2007 é organizado mundialmente pela World Wide Fund for Nature (WWF). O evento incentiva indivíduos, comunidades e empresas a desligarem as luzes elétricas por 1 hora como um alerta do compromisso de sustentabilidade para preservação do nosso planeta. Hoje em dia esse evento ocorre em 7000 cidades e 187 países e territórios numa mesma data. Esse ano, toda essa multidão de pessoas, atentas a redução do consumo de energia, desligaram suas luzes no dia 24/03 às 20:30hs (hora local).

A Pousada Tutabel – que desde seu lançamento preza pelo luxo e requinte no atendimento a seus hóspedes, integrando elementos ambientais e de sustentabilidade – obviamente, não poderia ficar de fora desse movimento. No dia e hora do Earth Hour, aproveitamos o desligar das luzes, e as velas e tochas acesas e convidamos todos os nossos hóspedes a aproveitarem um jantar romântico à luz de velas e da lua do lindo céu estrelado de Trancoso. Com ajuda de um aplicativo de celular, nossos hóspedes puderam conhecer um pouco das constelações, galáxias e planetas que compõe nosso imenso universo. Uma experiência única ao som do mar e ao sabor da brisa de uma das praias mais bonitas do país.