• A Aldeia da Jaqueira e a tradição Pataxó

A Aldeia da Jaqueira - preservando a tradição Pataxó

O município de Porto Seguro, o qual pertence o distrito de Trancoso, possui a maior concentração de índios da etnia Pataxó do sul da Bahia.

 Ao longo dos mais de cinco séculos desde a chegada dos portugueses ao Brasil várias guerras, massacres, aldeamentos, conflitos e outras mazelas quase acabaram com a cultura do povo Pataxó. Felizmente, hoje em dia ainda é possível encontrar alguns redutos desses indígenas como a aldeia da Jaqueira localizada em Porto Seguro, onde a cultura Pataxó ainda está viva tanto no artesanato, quanto nas vestimentas e nos rituais sagrados desse povo (o ritual da Lua Cheia, o ritual do casamento, o ritual do batismo e alguns jogos tradicionais são exemplos dessa cultura). Na visita a essa aldeia podemos também vivenciar a relação dessa etnia com a natureza, por meio de trilhas na mata onde são mostradas as antigas técnicas de caça, da culinária onde podemos provar o famoso peixe assado na folha de bananeira, além da parte cultural com rituais de agradecimento e uma agradável conversa com as lideranças que explicam a rica história desse povo.

Outro importante local para se conhecer é o Parque Nacional do Monte Pascoal. Lá é possível subir o monte Pascoal, primeiro pedacinho de terra avistado pelos portugueses nos idos de 1500. Para deixar a experiencia ainda mais espetacular os guias que auxiliam na subida dos 1500 metros de trilha e 500 metros de altura são os índios pataxós da aldeia Pé do Monte. Na companhia deles é possível perceber no ambiente muito mais do que aquilo que nossos olhos podem ver. A profunda relação dos indígenas com a mata é algo que só podemos sentir vivenciando essa experiência.